segurança do motociclista

Segurança do motociclista: dicas e itens para utilizar no trânsito

Nos grandes centros urbanos a segurança do motociclista precisa de ainda mais atenção, devido a grande quantidade de outros veículos trafegando em conjunto. A motocicleta ou moto, é um meio de transporte em que deixa o condutor mais exposto, diferente dos outros automóveis.

Por isso, em caso de acidentes, um motociclista tem chance de se machucar mais do que uma pessoa em um carro, por exemplo. Os cuidados na forma de dirigir, utilização de equipamentos indicados e atenção constante podem ajudar a evitar situações de risco.

Confira dicas e itens para utilizar e garantir segurança ao andar de moto!

Banner blogg

Como deve ser o comportamento do motociclista no trânsito?

Devido a praticidade, menos gastos e facilidade de evitar ficar parado no trânsito, muitas pessoas têm optado por andar de moto. Mas, assim como dirigir um carro, andar de motocicleta tem suas particularidades e cuidados.

Mesmo com todo aprendizado na autoescola, algumas dicas podem ajudar a evitar problemas e acidentes pelo bom comportamento do motociclista no trânsito. Separamos algumas sugestões de como melhorar sua segurança:

  • Instale uma antena corta pipa, para evitar acidentes com cerol ao transitar em certos locais;
  • Não ultrapasse caminhões e ônibus pelo meio deles, pois o risco de acidente é maior devido ao ponto cego dos condutores;
  • Utilize o farol sempre aceso, para que os demais motoristas consigam ver quando você estiver se aproximando;
  • Evite passar nas filas entre os carros, o guidão da sua moto pode bater no retrovisor dos carros, causando prejuízos e até acidentes;
  • Sempre que for realizar uma manobra, sinalize-a com antecedência, não faça em cima da hora;
  • Quando for passar em cruzamentos movimentados diminua a velocidade e não realize nenhuma ultrapassagem perigosa;
  • Ao subir na moto sempre cheque os retrovisores, para ajudar no seu campo de visão e segurança;
  • Em dias de chuva com pista molhada esteja em maior distância em relação aos outros veículos para dar tempo de frear com cuidado;
  • Quando for dirigir à noite vista roupas de proteção ou de cores claras, para que você seja visto pelos outros condutores;
  • Pratique sempre a direção defensiva, para ajudar em um trânsito melhor.

Saiba mais: Combustível adulterado: saiba os malefícios que pode causar ao seu veículo

Dicas para segurança do motociclista no trânsito

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 90% dos acidentes envolveram motociclistas em 2020, segundo o Portal do Trânsito. Esse número mostra o quanto os cuidados com segurança do motociclista são importantes e podem ajudar a evitar acidentes ou até mesmo reduzir o choque no caso de uma situação de risco.

Para auxiliar no cotidiano do motociclista alguns equipamentos e atitudes podem evitar que casos como acidentes venham a ocorrer, como:

Utilizar capacetes e acessórios recomendados

É obrigatório o uso de capacete, mas mesmo assim tem quem não o utilize, descumprindo regras. Dirigir sem capacete pode gerar multa, além de deixar o rosto vulnerável a traumas em casos de quedas. Além de utilizar o capacete para reduzir problemas, use jaquetas e calças resistentes, além de luvas para as mãos e um calçado reforçado.

Ter atenção aos cruzamentos

Muitos acidentes ocorrem principalmente em cruzamentos, devido a grande movimentação e pressa dos condutores. Por isso, ao passar por um cruzamento, respeite a velocidade e o movimento dos veículos à sua frente. Se for realizar qualquer manobra, sinalize com antecedência!

Manter-se visível

Muitos motociclistas sabem que andar a noite de moto exige que o piloto seja visto de longe pelos outros condutores. Por isso, tanto de noite quanto de dia, opte por usar roupas que mostrem sua presença, evitando cores escuras. Além da parte da vestimenta, atenção às luzes, utilize sempre o farol aceso para manter-se mais visível.

Respeitar a sinalização

Pode ser uma dica simples, mas mesmo assim muitas pessoas não respeitam a sinalização o que abre brechas para a ocorrência de acidentes. Mesmo se você estiver atrasado ou com problemas, respeite a sinalização. Seja um sinaleiro em vermelho ou uma velocidade máxima da via, siga a orientação recomendada para evitar problemas.

 

Blog capa

 

Quais os acessórios de segurança importantes para a segurança do motociclista?

A utilização de acessórios de segurança faz com que o trajeto do motociclista seja feito com maior cuidado, além de também cumprir com a obrigatoriedade solicitada pelos órgãos de trânsito, evitando multas. Se você tem dúvidas sobre quais os acessórios importantes de utilizar, preste atenção nos seguintes:

Capacete e luvas

A lei nº 14.071/20 exige que os motociclistas utilizem capacetes e vestuário adequado para dirigir. Portanto, nunca esqueça do capacete ao sair de moto, além de evitar qualquer problema em caso de queda, você também evita perder pontos na carteira e ter de pagar uma multa alta. Junto ao capacete, as luvas podem facilitar na segurança ao dirigir, não se esqueça delas.

Jaqueta e calça

A moto diferente dos carros, deixa o condutor mais exposto tanto ao trânsito quanto ao tempo, dessa forma a utilização de uma vestimenta adequada pode ajudar muito. A jaqueta pode proteger de chuva e ventos frios, aquecendo o condutor. Uma boa calça também protegerá as pernas tanto do tempo quanto em caso de cair ao dirigir a moto.

Botas

Usar botas para dirigir a motocicleta pode proporcionar maior segurança ao piloto, devido a resistência dos materiais em que são feitas (geralmente couro). Por exemplo, em dias de chuva a bota não deixa o pé escorregar ao dirigir, mantendo-o firme. Dependendo da altura da bota, ela poderá proteger os pés e tornozelos de queimaduras próximo ao escapamento.

Antena corta pipa

É comum, independente do lugar, haver a presença de crianças e adolescentes soltando pipa e competindo. Para “cortar” a pipa do adversário são utilizadas linhas com cerol que contém pequenos cacos de vidro. Essa “linha invisível” pode causar acidentes graves com os motociclistas, por isso a antena na frente da moto ajuda a identificar se há uma linha dessa no meio do caminho, alertando do perigo.

Leia também: Guia dos amortecedores: saiba tudo como funcionam!

Dúvidas frequentes sobre segurança do motociclista

Além de qual acessório utilizar e quais dicas para dirigir melhor, há outras dúvidas que surgem sobre a segurança do motociclista. São elas:

De quanto em quanto tempo devo fazer manutenções na moto?

A indicação de muitos fabricantes é que ao chegar em 2.000 km rodados, seja feita a manutenção. Se no caso for a primeira a ser realizada, muda para 1.000 km rodados. Outra recomendação é fazer a manutenção quando estiver bem próximo dos 2.000 km (ex: 1.800 km), para evitar problemas e prolongar a vida útil da motocicleta.

Como se proteger da queda de moto?

Ao dirigir a motocicleta esteja sempre com o equipamento adequado (roupas, luvas e capacete), respeite a sinalização do trânsito e mantenha uma distância segura em relação aos outros veículos para evitar colisões. Não freie bruscamente a moto e ao fazer uma curva reduza a velocidade, para não perder o equilíbrio e ocasionar uma queda.

Como proteger o tanque da moto de arranhões?

Para evitar arranhões no tanque, uma dica é aplicar uma camada de Teflon sempre que for fazer manutenções na motocicleta. Outra opção é utilizar capa de tanque para moto e evitar correntes metálicas que possam enroscar e danificar o tanque.

Conclusão

Andar de moto requer tantos cuidados quanto os demais veículos, além da responsabilidade do condutor e respeito ao trânsito. Hoje em dia, a motocicleta não é apenas um meio de locomoção, mas também um estilo de vida para muitas pessoas, o que requer ainda mais a direção defensiva para preservar a vida.

Em empresas com gestão de frotas que utilizam a motocicleta, o cuidado deve ser redobrado quanto às multas, documentação, entre outros pontos. A LW pode ajudar sua gestão com nossas soluções. Clique no banner para saber mais!

banner consultor

#Combustível, #frota, #motociclista, gestão de frota, lw tecnologia


Redação LW Tecnologia

O conteúdo publicado e postado no blog é produzido pela equipe de marketing digital da LW Tecnologia. A qual conta com especialistas para abordar os assuntos da melhor forma possível aos seus leitores.

Comentar

Os comentários estão desativados.


Desenvolvemos uma nova maneira de visualizar, gerir e pagar os débitos veiculares recebidos pelas empresas. Através da tecnologia automatizamos a sua gestão.

Endereço
Rua XV de Novembro, 621 – 2.º andar | Centro, Curitiba – PR, 80020-310

Telefone
+55 41 3501-8315