tabela fipe

Tabela Fipe: entenda o que é e sua influência no mercado

É comum escutarmos e vermos em diversas propagandas de vendas de carros a seguinte frase:  “Pagamos 100% da tabela Fipe”. Mas, você sabe o que isso quer dizer? Ou o que é essa tabela e qual sua influência?

A tabela Fipe basicamente consiste em um índice, feito pela coleta de dados de veículos em todo o Brasil. Ela é atualizada todos os mês, servindo de referência na hora de revender um veículo ou até mesmo contratar um seguro para o automóvel.

No artigo de hoje, vamos explicar como é montada a tabela Fipe, para que ela serve e como influencia no valor de compra. Continue lendo para saber tudo!

Afinal, o que é a tabela fipe?

A tabela Fipe é basicamente um índice, o qual indica a precificação média de um veículo para facilitar negociações e avaliações no mercado.

De acordo com informações do portal Quatro Rodas, a Tabela Fipe foi criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O objetivo da ferramenta era auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Para montar a tabela, são realizadas coletas de dados relacionadas aos valores de carros, caminhões e motos usados, seminovos e novos em todo território nacional. Após a captação das informações, os valores são comparados e usados para criar uma média de valor.

banner consultor

Para que serve a tabela fipe?

Como a Fipe contém os valores médios de automóveis de todo o Brasil, ela é utilizada como um parâmetro do mercado na hora de realizar negociações de compra e venda de veículos.

Entre os dados encontrados nessa ferramenta, além dos valores, estão a marca, modelo e ano dos veículos.

Atualmente a tabela Fipe é muito utilizada por vendedores, comerciantes e lojistas no mercado. Mas, além dos preços dos veículos, ela também influencia a base de cálculo de seguros e tributos, um exemplo é o IPVA.

Todos os meses os valores são atualizados, podendo ter correções para cima ou para baixo em diferentes modelos e tipos de automóveis.

Importante ressaltar, que a tabela não leva em consideração dados como: quilometragem, estado do automóvel, cor, opcionais vindos de fábrica, acessórios instalados e quaisquer outros fatores relacionados para chegar no valor recomendado.

Leia também: O que é o carsharing? Descubra tudo sobre esse serviço!

Como é montada a tabela fipe?

Para a montagem da tabela, todos os meses os pesquisadores envolvidos realizam a coleta de dados nacional nos 24 estados brasileiros. Entre as informações buscadas estão os preços de carros, motos e caminhões, tanto novos quanto seminovos ou usados.

Apenas são excluídos da coleta veículos que foram usados como táxi, viaturas ou transporte profissional. Depois de reunir os dados, são descartados os números considerados muito fora da realidade atual. Tanto abaixo quanto acima da média de valores, ou seja, caros demais ou baratos demais.

Depois de distribuir as informações é feito o cálculo do preço médio de cada veículo, considerando o modelo, marca e ano. Quando a tabela é finalizada sua mais nova versão é atualizada de forma online, podendo ser consultada de forma gratuita por qualquer pessoa.

Para consultar a Tabela Fipe, é só acessar o site da FIPE ou clicar aqui.

Quem é o responsável por montar a tabela?

A coleta das informações, cálculos e disponibilização da tabela é de responsabilidade da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A Fundação é uma organização sem fins lucrativos, de direito privado, em atividade desde 1973 localizada em São Paulo.

De acordo com o site da Fipe, os trabalhos econômicos e sociais realizados com base na Economia são feitos por equipes de profissionais especializados, com experiência em projetos e pesquisas.

A tabela fipe é obrigatória na compra e venda de carros?

Não, a tabela Fipe não é obrigatória na hora de realizar uma compra ou venda de automóveis.

Entretanto, devido ao tempo que está em atividade no mercado, além da riqueza de informações reunidas do território nacional, muitas pessoas ainda seguem utilizando-a como principal parâmetro.

Por isso, vale sempre procurar a tabela e analisar os dados na hora de comprar ou vender um automóvel.

Como funcionam as correções da tabela Fipe?

Os dados da tabela Fipe são atualizados mensalmente, de forma que as correções ocorrem sempre no início de um novo mês. Dependendo do Estado do Brasil, seja Norte ou Sul, os veículos podem ter valores diferentes uns dos outros.

Por isso, na hora de realizar uma compra ou venda é comum que seja levado em consideração o valor do veículo durante os últimos 6 meses na tabela Fipe.

Dessa forma fica mais fácil visualizar as correções, envolvendo valorizações e desvalorizações para chegar a um valor que faça sentido conforme cada automóvel.

Saiba mais sobre: O que é RNTRC? Saiba sua importância e seus benefícios

Dúvidas frequentes sobre a tabela fipe

É normal haver dúvidas frequentes sobre a tabela Fipe e os termos que fazem referência a ela. Por isso reunimos as principais perguntas feitas a respeito para esclarecer a você. Confira!

Quando muda o valor da tabela FIPE?

A atualização da tabela Fipe ocorre sempre nos primeiros dias do mês, mas é importante ressaltar que são disponibilizados os dados do mês anterior. Por exemplo: foi atualizada a tabela do mês de março, no dia 1 de março de 2022, mas os valores médios constatados são do mês de fevereiro de 2022.

O que é 100% da tabela Fipe?

O termo “100% da tabela Fipe” diz respeito ao percentual que será utilizado na hora da realização de uma compra ou venda de um veículo. Cada comerciante pode colocar a condição aceita conforme desejar, como 90%, 105% ou até 110% da tabela.

O que significa a palavra preço FIPE?

A palavra ou melhor, o termo “preço fipe” significa que o valor médio expresso do item a ser comercializado tem como base a tabela Fipe. Dessa forma, para realizar uma avaliação ou negociações de veículos fica como recomendação a pesquisa dos valores nesta ferramenta para melhor garantia.

banner-tech

Conclusão

A tabela Fipe é um parâmetro de mercado que auxilia a população na hora de fazer uma compra ou venda de um veículo há muitos anos. Isso ocorre devido as atualizações mensais que fazem total diferença e a credibilidade do trabalho realizado pelos pesquisadores.

Muitas pessoas utilizam a Fipe como um ponto de partida, ao decidir realizar avaliações ou negociações para conseguir um valor melhor em sua ação.

Agora que você compreendeu como funciona a Tabela Fipe e qual sua influência, vai ficar muito mais fácil saber quando é a hora de comprar ou vender seu carro.

#frota, #MULTAS, #tecnologia, gestão de frota, Tabela fipe


Redação LW Tecnologia

O conteúdo publicado e postado no blog é produzido pela equipe de marketing digital da LW Tecnologia. A qual conta com especialistas para abordar os assuntos da melhor forma possível aos seus leitores.


Desenvolvemos uma nova maneira de visualizar, gerir e pagar os débitos veiculares recebidos pelas empresas. Através da tecnologia automatizamos a sua gestão.

Endereço
Rua XV de Novembro, 621 – 2.º andar | Centro, Curitiba – PR, 80020-310

Telefone
+55 41 3501-8315