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Guia dos amortecedores: saiba tudo como funcionam!

Para o funcionamento dos automóveis há diversas peças que são importantes, entre elas estão os amortecedores. Por isso, preparamos esse guia dos amortecedores para você conseguir compreender como funciona, quais os tipos, quando saber a hora certa de trocar, entre outros detalhes.

Essa peça é responsável por realizar a ligação das rodas do carro com o chassi. O amortecedor faz parte da suspensão do veículo, de modo a auxiliar no desempenho dele em conjunto com a segurança e também conforto. Saiba mais sobre!

O que é um amortecedor?

Para começar nosso guia dos amortecedores, vamos ao princípio básico. O amortecedor consiste em uma peça que realiza o controle de oscilações das molas no veículo, além de auxiliar a manter a roda do carro em contato com o chão. Conforme os carros foram sendo fabricados, as molas passaram a ter problemas, principalmente em caso de buracos na pista.

Em que as molas ficavam comprimidas, fazendo com que o veículo produza movimentos que comprometem a estabilidade na direção. Tornando assim o ato de dirigir perigoso, tanto ao motorista quanto aos passageiros e pessoas próximas.

Para fazer com que a mola não causasse esses problemas, veio o amortecedor para controlar as oscilações e manter a estabilidade.

Como funciona o sistema de amortecedor do carro?

Antes de explicar como funciona o sistema de amortecedor do carro, é importante falar sobre outros componentes que fazem parte dessa peça para que seu funcionamento ocorra, são eles: o cilindro de reserva e válvula, pistão e os suportes.

Os suportes são os que seguram os amortecedores no automóvel, e são distribuídos na parte inferior e superior. O pistão fica localizado na parte superior, de modo a se movimentar tanto para cima quanto para baixo.

Ele se move suavemente, portando em seu interior um fluido hidráulico. Este fluido caminha para o cilindro de reserva e a válvula, que controlam a quantidade distribuída entre o tubo de pressão e de reserva.

De modo a fazer com que o carro consiga seguir tranquilamente com estabilidade em diversos tipos de terrenos, passando por buracos, por exemplo.

Saiba mais sobre: “Meu carro quebrou”: o que fazer?

Guia dos tipos de amortecedores

O amortecedor é uma peça indispensável ao bom funcionamento do veículo, no mercado existem dois tipos de amortecedores. São eles: os convencionais e os pressurizados. Confira os detalhes de cada um:

Amortecedor convencional (tradicional)

O amortecedor do tipo convencional é muito comum de encontrar em diversos veículos, desde ônibus, caminhões e carros mais antigos, devido a ser uma peça tradicional. Composto por válvulas fixadas à haste e um conjunto de pistão, em que um óleo especial se move no interior da peça. O amortecedor convencional é fácil de ser encontrado no mercado de autopeças, devido a sua presença nos mais diversos tipos de veículos.

Amortecedor pressurizado

Já o amortecedor pressurizado consiste em uma versão atualizada do amortecedor convencional. Devido a sua tecnologia, faz com que seja evitado vazamento com o auxílio da pressão do gás de nitrogênio, além de dar mais eficiência ao veículos tanto em estradas com muitos buracos quanto ao dirigir em curvas. Esse tipo de amortecedor consegue fazer com que as rodas do veículo tenham mais aderência ao solo.

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Qual a diferença de amortecedor para suspensão?

Primeiramente, é preciso esclarecer que tanto o amortecedor quanto a suspensão existem para proporcionar estabilidade a um veículo. Para que haja o menor impacto possível na rodagem e alinhamento.

Dito isso, vamos às diferenças, os amortecedores na verdade fazem parte do sistema de suspensão. É o amortecedor que controla as oscilações da suspensão, para que as rodas permaneçam em contato com o solo durante a utilização de um automóvel, por exemplo.

Para a suspensão funcionar ela precisa do controle do amortecedor, por isso tornam-se peças que se complementam e juntas controlam a estabilidade para um veículo funcionar sem causar perigo.

Como saber a hora certa de trocar o amortecedor do carro?

O amortecedor do carro possui uma vida útil de funcionamento, geralmente a indicação de que está chegando ao fim é quanto o veículo balança mais que o normal, seja na hora de frear, fazer curvas ou mesmo ao arrancar para começar a dirigir.

Se você notar que seu carro está balançando mais que o normal, em meio a essas ações, o recomendado é checar em uma oficina como estão os amortecedores.

Muitas pessoas pensam que a quilometragem do carro pode influenciar na saúde dessas peças, mas a realidade é que o tipo de pavimento em que o automóvel mais roda é que causa essa influência.

Por exemplo, um veículo que só trafega pela cidade, em ruas bem asfaltadas terá maior vida útil do que um segundo que ande apenas em estradas de chão, com muitos buracos. Pois, o carro terá de usar mais os amortecedores para dar estabilidade conforme seguir a direção.

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Como identificar se o amortecedor está ruim?

Como mostramos, os amortecedores são muito importantes para a segurança dos veículos e também para o conforto dos passageiros. Portanto, se essas peças começarem a ficarem ruins, logo alguns problemas vão surgir.

Mas, antes dessas situações problemáticas surgirem, alguns sinais podem mostrar se o amortecedor está chegando ao fim da sua vida útil, são elas:

Perda de estabilidade nas curvas

Ao dirigir o carro, note como ele se comporta ao realizar uma curva. Se você tiver de forçar o volante mais que o normal para conseguir corrigir a trajetória, esse é um sinal da perda de estabilidade nos amortecedores.

Desgaste acentuado e irregular dos pneus

Normalmente os pneus precisam estar desgastados de forma igual, no caso da utilização correta do veículo. Caso seus pneus estejam desgastados de forma irregular, pode ser devido ao amortecedor. A suspensão acaba sobrecarregando as borrachas, gastando mais os pneus em diferentes formas e influenciando na perda de aderência ao asfalto.

Barulho vindo da suspensão

Todo barulho diferente em um automóvel pode ser o sinal de algum problema. Se você ouvir alguns ruídos metálicos ao passar por rodovias com buracos ou paralelepípedos, o problema pode ser na suspensão e não diretamente no amortecedor. Por isso, recorra a uma oficina para avaliação.

Vazamento do fluido

Se ao deixar o carro estacionado na garagem por um tempo, e ao sair perceber um vazamento, a melhor atitude é levar o automóvel para a oficina. Certamente o fluido que deveria ser comprimido está vazando, e o amortecedor não vai conseguir equilibrar as oscilações durante o movimento do carro ao trafegar, podendo causar acidentes.

O que causa problemas nos amortecedores?

Os amortecedores precisam ser sempre checados para ter certeza de seu pleno funcionamento, para a segurança e mobilidade do veículo. Para evitar que ocorra problemas nos amortecedores, tente evitar as seguintes ações:

  • Passar por cima de muitos buracos;
  • Trafegar em asfalto danificado;
  • Dirigir em alta velocidade sobre lombadas;
  • Levar excesso de carga no veículo;
  • Ignorar vazamentos e desgastes acentuados nos pneus.

Com esses cuidados, você vai prolongar a vida útil de seus amortecedores, de forma a evitar que os problemas citados venham a ocorrer e ter de realizar a troca dessa peça no veículo.

Conclusão Guia dos Amortecedores

Os amortecedores são peças importantes para o funcionamento dos mais diversos tipos de veículos. São eles que garantem a estabilidade e segurança ao dirigir, portanto o cuidado em relação a sua vida útil precisa ser grande.

Verifique periodicamente como está a saúde dos amortecedores, além das outras peças do seu veículo. Caso encontre qualquer anormalidade, não hesite em levar a sua oficina de confiança para averiguação.

Para quem trabalha com gestão de frotas, qualquer alteração nos veículos é sinal de que algo não está funcionando corretamente. Ao identificar no início, você pode poupar dinheiro ao evitar um problema maior caso o veículo da empresa venha a ter algum dano na estrada.

Por isso, fique sempre atento (a) ao seu amortecedor com nosso guia dos amortecedores, para garantir segurança e boa mobilidade ao dirigir.

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Redação LW Tecnologia

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